Categorias
Notícias

NASA Monitorando asteróide ‘Perto da Terra’ deve passar no sábado

O observatório Near-Earth da NASA (NEO) está monitorando um asteróide maior do que o edifício Empire State de Nova York, que deverá passar pela Terra no sábado.

De acordo com o NEO, o asteróide conhecido como 2002 NN4 em sua seção mais larga, tem um diâmetro de 570 metros. O edifício Empire State tem pouco mais de 426 metros de altura.  

Mas os cientistas do NEO dizem que não há nada a temer do asteróide, já que “perto da Terra” é um termo relativo. Eles medem a distância aos objetos do espaço profundo em unidades astronômicas, com uma unidade astronômica próxima à distância média entre o Sol e a Terra – aproximadamente 150 milhões de quilômetros. Qualquer coisa que venha a 1,3 unidades astronômicas do sol é considerado um objeto próximo à Terra

Em sua distância mais próxima, o Asteróide 2002 NN4 deve passar cerca de 0,034 unidades astronômicas – ou cerca de 5,09 milhões de quilômetros da Terra, cerca de 13 vezes a distância entre a Terra e a lua.  

A NASA estabeleceu o Programa de Observação de Objetos Próximos à Terra em 1998 para monitorar tais objetos. Eles dizem que um número relativamente pequeno de objetos próximos à Terra passa perto o suficiente da Terra e são grandes o suficiente para justificar uma observação próxima. Eles dizem que o puxão gravitacional dos planetas pode, ao longo do tempo, fazer com que o caminho orbital de um objeto evolua para uma órbita que cruze a Terra, criando a possibilidade de uma colisão futura.

A NASA diz que tem planos de contingência para tal evento. Mas em uma discussão recente postada no site da agência espacial. A Diretora de Ciência Planetária da NASA, Dra. Lori Glaze, disse que a possibilidade não a mantém acordada à noite.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *